INSS Alerta 9 Milhões de Beneficiários Sobre Descontos Indevidos em Golpe Bilionário Pelo App

INSS Alerta 9 Milhões de Beneficiários Sobre Descontos Indevidos em Golpe Bilionário Pelo App

INSS Mobiliza Operação Digital para Notificar Descontos Fraudelentos

Imagine descobrir que parte do seu benefício está indo embora todo mês sem seu consentimento. Foi exatamente isso que aconteceu com cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas do INSS, pegos de surpresa após serem identificados como vítimas de uma fraude gigantesca. A partir de 13 de maio de 2025, o INSS começou a enviar notificações oficiais sobre descontos indevidos diretamente pelo aplicativo Meu INSS. A medida é um esforço para conter um rombo de mais de R$ 6,3 bilhões em deduções irregulares desde 2020.

O esquema envolvia valores aparentemente pequenos: cada desconto médio é de R$ 40,70, mas, em alguns casos, chega a 1% do valor máximo pago pelo INSS (o chamado teto do RGPS). Mesmo assim, multiplicando esse valor por milhões de beneficiários e meses, o impacto é impressionante. As investigações revelaram uma sofisticada rede de fraudes envolvendo associações e consignatárias que faziam cobranças sem autorização expressa dos beneficiários.

Notificação Só no App e Dinheiro de Volta se Não Houver Comprovação

Notificação Só no App e Dinheiro de Volta se Não Houver Comprovação

Ao abrir o aplicativo Meu INSS, a pessoa que sofreu o desconto encontra, já na tela inicial, todas as informações detalhadas: quanto foi descontado, para quem e em que período. A partir do dia seguinte ao início das notificações, quem identificar algo estranho já pode contestar o débito pelo próprio app ou pelo telefone 135.

E o processo não para por aí. Assim que a contestação é feita, a associação ou entidade que fez o desconto tem até 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem a autorização do beneficiário. Se não conseguir provar, precisa devolver o valor para o INSS, que repassa o dinheiro direto para a conta do titular prejudicado. Tudo de forma digital, sem necessidade de deslocamento ou papelada.

Uma orientação central do INSS é que só serão usados os canais digitais oficiais para comunicação, como estratégia para blindar ainda mais os beneficiários de golpes. Se você recebeu mensagem por SMS, ligação ou e-mail sobre isso, é golpe na certa. O INSS orienta a ignorar e denunciar imediatamente qualquer contato fora do aplicativo ou central 135.

  • App Meu INSS exclusivo para o aviso;
  • Contestação direta no app ou telefone;
  • 15 dias para a associação provar autorização;
  • Reembolso automático se não houver comprovação.

Essa ação inédita do INSS pretende não só recuperar parte do prejuízo já causado pelo esquema, mas também aumentar a transparência sobre os descontos e dar maior controle nas mãos do cidadão. Mais do que uma resposta ao golpe, é um teste de agilidade digital a favor do bolso do brasileiro, que vê no benefício previdenciário a base do seu sustento.

Autor
  1. Catarina Lopes
    Catarina Lopes

    Trabalho como jornalista especializada em notícias do dia a dia no Brasil. Escrever sobre os acontecimentos diários me traz grande satisfação. Além da escrita, adoro discutir e argumentar sobre o andamento das notícias no país.

    • 14 mai, 2025
Escreva um comentário